Introdução
O presente
Relatório ė relativo as Práticas Pedagógicas I, tem como objectivo raciocinar
de forma contemporânea e circunstancial as acções levadas durante a cadeira de PPI, tem como
pedido resumo dos seminários e portfolio, trabalho importante
que é de certa forma indispensável na sua execução, pós contribuirá para o
desenvolvimento das nossas capacidades.
As actividades
das PP1, são actividades que começam com as aulas teóricas através de
seminários em os vários grupos que compõem a turma apresentam os seus temas, em
seguida seguiu para segunda fase a que foi a de trabalho de campo que começou
por uma apresentação dos estudantes praticantes á direcção da Escola.
O Relatório encontra-se estruturado em
capítulos, já no primeiro capítulo encontra-se arrolados os seguintes temas: Referência
Teóricas Metodologia de trabalho Específicos objectivos e conceito.
O segundo
capítulo relata sobre os trabalhos do campo com uma caracterização da Escola primária Sebastião Marcos Mabote,
através da sua localização geográfica e breve historial e aspectos físicos.
O terceiro
capítulo relata Funções dos membros de Direcção da escola e funções dos delegados
de disciplina.
O quarto
capitulo desenrola documentos do sector pedagógico documentos normativos da
Secretaria e meios auxiliares/Material didáctico /Instalações.
E o quinto
aborda funções da secretaria área administrativa/Secretaria Organização
preparação do ano lectivo escolar actividades extracurriculares.
Este trabalho
possui recomendações em relação as dificuldades que a autor foi encontrado a
partir da UP, até a fase do trabalho do campo da Escola Primária Sebastião Marcos Mabote, que vão ajudar a melhoria
do ensino, também aparece uma conclusão em que só tenta explicar duma maneira
sintética aquilo que a autor notou durante as PPG’s.
Para conferir
maior grau de cientificidade do presente relatório foram usadas fontes
bibliográficas que se constam na última página do trabalho assim como nos
anexos que vão ajudar na maioria da interpretação dos factos evidenciados neste
relatório.
Capitulo I
1.1 Conceito
Relatório as prática
pedagógicas é um trabalho que resulta de um trabalho científico destinado a
pesquisa de determinadas questões pedagógicas relacionadas com práticas
pedagógicas escolares, sobre tudo com o ensino.
1.2 Objectivos das praticas pedagógicas
O relatório de
PPG tem como propósitos
ü Divulgar informações sobre um determinado assunto
ü Servir de registo de um trabalho executado
1.3 Importância de relatório das
praticas pedagógicas
a importância
das práticas pedagógicas é conhecer quais os documentos que são usados nas
escolas, a estrutura máxima duma escola, ambiente escolar, a relação entre
professores e alunos, professores entre si e com os demais funcionários.
1.2.1 Conceito de PPG
Segundo
a proposta do regulamento académico da UP (2012:4) pratica pedagógicas são actividades curriculares articuladoras da prática
e da teoria, que possibilitam o contacto experimental em situações psico-pedagógicos
e didácticas concretas, e que contribuem para preparar de forma gradual o
estudante para a vida profissional.
1.3 Objectivos
1.3.1
Geral das praticas pedagógicas
Segundo MARCONI
e LAKATOS (2001: 102) os objectivos gerais estão ligados a uma visão global e
abrangente.
·
Conhecer os dados
informativos de uma escola, avaliando sobre o seu funcionamento no seio de toda
actividade educacional.
1.3.2 Específicos
·
Relacionar as
diferentes áreas de serviço dentro de uma escola;
·
Descrever dados
informativos em regime do funcionamento escolar;
·
Identificar os documentos
constantes numa escola e no sector Pedagógico;
·
Descrever a utilidade
de tais documentos e o funcionamento dos mesmos.
1.4 Importância das práticas
pedagógicas
Possibilitam-nos
a vivência do meio escolar em contacto com os alunos. Desenvolvem actividades
do PEA, pesquisa o desenvolvimento de competências de saber ensinar, aprender,
conviver profissionalmente assim como desenvolver capacidades de análise e
contribuição crítica e criadora par um melhor ensino de qualidade.
1.5 Interveniente das práticas
Pedagógicas.
·
Praticantes ou
estudantes
·
Professores da escola:
·
Supervisor, Comissão
de coordenação das práticas pedagógicas
1.6
Objectivos do
trabalho.
As aulas de observação directa (naturalista) iniciaram
Na primeira quinzena de Outubro de 2012, tendo como objectivo principais:
·
Observar o aspecto físico da escola.
·
Recolher informação sobre o seu funcionamento.
1.7 Descrição da etapa
A
primeira etapa das PP corresponde a PPG1 que tiveram lugar no lectivo de 2012,
no segundo semestre nas instalações da UP Campus universitários de N’coripo no
período diurno, sob a orientação do dr Zacarias Millisse Chambe.
O
objecto principal da observação do funcionamento da Escola primaria de
Sebastião Marcos Mabote como do estudo e análise de documento fornecidos pela instituição.
1.8 Metodologia de trabalho
Para a recolha de informações da escola
primária Sebastião Marcos Mabote o grupo utilizou os seguintes métodos:
·
Entrevista
direccionada aos membros da direcção da escola com vista para melhor se
informar sobre o funcionamento da escola, situação relativa a material escolar
e documentação relativamente existente.
·
Recolha de informações
através de inquérito, contacto directo com membro da direcção e diálogo.
·
Observação direita que
permitiu a discrição de todo meio ambiente circunscrito a escola os materiais existente
nos diversos gabinetes e estudo documental foi feita em conjunto, sendo a
elaboração do relatório grupo.
·
Consulta e
investigação nas várias obras relacionadas com o tema.
1.9 Referencia Teóricas
Segundo
DIAS et all (2008:123) O relatório de práticas pedagógicas,” resulta de um trabalho científico destinado
a pesquisa de determinadas questões pedagógicas relacionadas com prática
pedagógica escolar. Através dele o estudante articula os saberes científicos
com os psicopedagogos e didácticos.”
De acordo com MARCONI e LAKATOS (2004:275) “ observação é
uma técnica de colecta de dados para conseguir informações utilizando os
sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas
em ver e ouvir, mas também em examinar factos ou fenómenos que se deseja
estuda. ”
Neste espaço,
os conceitos mais usados neste relatório:
Colectivo da direcção – é o órgão consecutivo, composto pelo director, director
adjunto pedagógico, na escola onde funcionam MINED (2008:18)
Conselho de escola é órgão máximo do estabelecimento e tem como objectivo:
a)
Ajustar as directrizes
e metais - estabelecidas a nível central, a realidade da escola’. MINED (2008:14)
b)
Garantir a gestão
democrática, solidário e co-responsável.
Escola
“ e grupo social em que o professor realizam um trabalho de superação das diversidade”
MARTINS (1999: 49)
Capitulo II
2.1 Breve historial da Escola Primaria
Sebastião Marcos Mabote
O surgimento da
Escola primária Sebastião Marcos Mabote teve como factores principais:
a)
1999 no bairro de Matuto nesta
cidade de Montepuez nasceu um novo aglomerado populacional que designou de
Matuto 4 e mais conhecido por Mocimboa da montanha.
b)
As crianças em idade escolar
necessitavam de estudar e a única escola que deviam frequentar era a Escola
completa sede Montepuez cuja distância dificultaria e dificultou a sua
pontualidade e assiduidade, em especial aos da 1ª classe.
c)
O elevado efectivo dos alunos da
EPC Montepuez, devido aos alunos que vinham dos bairros circunvizinhos
ocasionou assim a insuficiência das salas de aula.
d)
Crescimento cada vez mais das
crianças em Momciboa da montanha.
Devido a estes
factores houve a necessidade de se fundar uma Escola primária da Momciboa da
montanha. Já naquela altura a Escola chamava-se Escola anexa Montepuez sede.
Em 2002 os pais e
encarregados de educação a toda comunidade mobilizaram-se e contribuíram ideias
e construíram com material local dois edifícios com duas salas de aula a cada.
Neste mesmo ano a
escola deixa ser anexa e passou a ser uma escola independente em 2002 a
direcção distrital da educação criou uma direcção composta por uma directora
que respondia o nome de Jiria Eduardo, ela foi considerada como a primeira
dessa escola.
Félix Adelino Cavava
foi o director distrital da educação desta cidade, como fundador da EP1
Sebastião Marcos Mabote.
Sebastião Marcos
Mabote foi combatente da luta de libertação nacional da primeira hora, chefe
das operações no departamento da defesa. Após a independência em 1975 foi chefe
do estado-maior general das forças armadas de Moçambique e vice ministro da
defesa nacional.
2.2 Localização
geográfica da Escola
A escola é uma
instituição onde se concretiza o direito á educação, que se exprime pela
garantia de uma permanente acção formativa orientada para favorecer o
desenvolvimento global da personalidade, o progresso social e democratização da
sociedade. http//: www.wikipedia.com
(cessado 27.11.2012)
A Escola primária
Sebastião Marcos Mabote fica no centro do bairro da Momciboa da montanha e esta
situada na extremidade leste do bairro do Matuto – 3, á 3km do centro da cidade
de Montepuez.
2.2.1 Limites
Ao Norte fica o rio
Niurya separando do bairro N’coripo.
Ao Sul esta a
montanha Girimba que separa do bairro Nacate.
A Leste fica a
montanha Nipuwa e Mato Maato que separa do bairro Nicuapa.
A Oeste fica a ponte
apintissina que separa do bairro Matuto 3.
Capitulo III
3.1.Funções
dos Membros de Direcção da Escola
3.1.1 Director da escola
É o órgão que
corresponde com a organização e a gerência de todas as actividades da Escola
coadjuvado por outros componentes da direcção. O director é responsável pró
todas as actividades curriculares e extra curriculares, assim como os documentos
referentes aos mapas estatísticos, regulamento, selecção dos conteúdos
referentes ao currículo local.
3.1.2 Director Adjunto Pedagógico (DAP)
É o órgão que
coordena, supervisão, acompanha, apoia e avalia as actividades pedagógicas
curriculares, compete a este organizar o processo docente, metodologia de
ensino e de avaliação da aprendizagem em coordenação com os demais membros do
conselho pedagógico.
Nos últimos
anos, a aquisição e distribuição gratuita e racional escolares, dada a importância
do livro no processo de ensino e aprendizagem, assim funcionando como um empréstimo
devendo ser devolvido no final de cada ano lectivo. Para o uso dos alunos que
vão ingressados pela 1ª ou os que passaram de classe.
3.2 Funcionamento da Escola
A Escola
Primária Sebastião Marcos Mabote tem dois turnos. A Direcção organizou o
funcionamento do horário em dois turnos, sendo:
Quadro 1: Horário de turnos
Horas
|
Turno
|
Classe
|
7:00h – 11:00h
|
Manhã
|
1ª a 3ª classe
|
13:00h – 17:00h
|
Atarde
|
4ª e 5ª classes
|
Fonte: Adaptado pelo autor 2012
Quadro 2: Efectivo escolar
Na EP1 - tem um total
de 996 alunos.
Ciclo
|
Classe
|
Número de turmas
|
Alunos
|
Total
|
|
H
|
M
|
||||
1º
|
1ª
|
6
|
|
|
285
|
2ª
|
5
|
|
|
232
|
|
2º
|
3ª
|
4
|
|
|
167
|
4ª
|
4
|
|
|
148
|
|
5ª
|
5
|
|
|
164
|
|
|
Total
|
24
|
485
|
511
|
996
|
Fonte: Adaptado pelo autor 2012
3.3 Formação profissional dos
professores
Segundo a
Direcção da EP1 – Sebastião Marcos Mabote, à Escola possui vinte e três (23) professores.
De salientar que, cinco (5) professores são do sexo masculino e os restantes
trinta e dezoito (18) são do sexo feminino. E dois não tem formação uma mulher
e um homem.
Número total dos professores
Professores
|
Numero
|
Mulheres
|
18
|
Homens
|
5
|
Total
|
23
|
Fonte: Adaptado pelo autor 2012
3.4 Funções dos delegados de disciplina
Os delegados de
disciplinas, coordenam as actividades de classe ou do ciclo, obedecendo os
critérios estabelecidos como normas de funcionamento, como utilização dos
livros de sumários, garantindo a realização dos encontros com Direcção e
conselho da Escola das planificações semanais. A escola possui pastas de
arquivo onde são
Conservados os
documentos como planos quinquenais e semanais de cada disciplina, actas
elaboradas nos encontros quinquenais.
3.5 Função do director da turma
O director da
turma e escolhido pelo director da escola, que tenha competência do sector
pedagógico, devendo ser um professor que de aula nessa turma. Com as seguintes competências.
·
Estruturar a turma de
acordo com o presente regulamento da escola
·
Reunir a turma
semanalmente de acordo com o horário estabelecido
·
Resolver os problemas
da turma
·
Tem que conhecer todos
alunos e ter muita atenção peloso alunos
3.6. Estudo de documentos de
aproveitamento pedagógico
3.6.1 Registo de notas
O registo de
notas dos alunos e feito em cadernetas por parte dos professores, que são
livros que os professores recebem para fazer o cadastro do aproveitamento de
todo ano lectivo. Na parte do sector pedagógico e feito em pautas e depois
guardado e conservados correctamente.
Capitulo IV
4.1 Documentos do sector pedagógico
·
Instrução ministerial;
·
Regulamento interno da
Escola;
·
Regulamento de Escola;
·
Regulamento de
Avaliações;
·
Estatuto do professor;
·
BR;
·
O regulamento do MEC;
A instituição
faz o estudo dos documentos normativos, que foram recolhidos por nós. Nesta
perspectiva a Escola divulga o regulamento interno nas reuniões de turmas e nos
encontros entre professores. O registo académico por parte dos professores é
feito nas cadernetas e no sector pedagógico é feito em pautas.
4.2. Documentos normativos da
Secretaria
·
Livro de ponto;
·
Livro de registo de
expediente;
·
Uma lista de docentes
e trabalhadores;
·
Regulamento das
Escolas do ensino básico;
·
Processos individuais
dos alunos;
·
Minutas para diversos
tipos de regulamentos;
·
Modelos para o
processamento de salários.
4.3
Meios auxiliar/Material didáctico /Instalações
A instituição
possui algum material didáctico feito pelos alunos em colaboração com os
professores que é armazenado numa e que na sala para o uso dos mesmos, como:
ü Mapas, cartazes, globo terrestres, livros de consulta,
manuais e outros.
4.3.1
Sala de aulas
A escola
primária Sebastião Marcos Mabote, possui 12 quadros, 12 cadeiras do professor, não
tem carteiras suficientes para os alunos, ela não possui armários, ventoinhas e
nem ar condicionado, não tem cesto para o depósito de lixo. Ela não possui o
número total de material didáctico, não possui gravadores, expositores, e nem
televisão.
4.3.2 Observações de material didáctico
A instituição não possui cantina
escolar, sala de professores, oficina pedagógica, laboratório, papelaria, posto
de saúde, residência de professores, cestos de lixo, gravadora, expositora,
fotocopiadora, duplicador.
4.3.3 Organização do livro de turma
Livro de turma e
um instrumento que consta informações de
·
Nomes completos dos
alunos
·
Dados bibliográficos
·
Notas dos alunos
·
Actividades extras
curriculares que os alunos realizam na escola
·
Horário da turma
·
Espaço onde os
professores marcam faltas e preenchem a meteria dada
4.3.4 Importância do livro de turma
Permite
conhecer e controlar todas actividades dos professores e dos alunos. Actividades
pedagógicas, presenças dos alunos assim como dos professores. Em suma controlar
todas actividades de ensino e aprendizagem e conservar as informações de todos
processos da escola.
4.3.5 Plano de Estudo
É um documento que orienta as actividades lectivas de um ano
e junta-se ao calendário escolar de todos os níveis de ensino, o plano de
estudo resume-se em mapas de cumprimentos do programa e ensino, onde cada
disciplina esta planificada, as aulas que devem ser dadas ate ao final do ano.
4.3.6 Regulamento da Avaliação
Segundo
LIBÂNEO (2006:196) Avaliação é uma apreciação qualitativa
relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar
decisões sobre seu trabalho.
Permite
conhecer e controlar todas actividades dos professores e dos alunos. Actividades
pedagógicas, presenças dos alunos assim como dos professores. Em suma controlar
todas actividades de ensino e aprendizagem e conservar as informações de todos
processos da escola.
No regulamento geral das escolas do ensino básico do diploma
ministerial número 79/96 de 28 de Agosto está disposto nos seguintes:
Artigo 46 Definição de avaliação
Este artigo define avaliação como uma componente de prática
educativa que permite uma recolha sistemática de informação.
Artigo 47 Local de realização da avaliação
Incide sobre aprendizagem competências definidas nos
programas de ensino para diferentes áreas de disciplina de ensino de cada ciclo
e grau, esta é feita no recinto de aula podendo ser em salas de aulas, e em
outros locais propícios para a realização desta actividade.
Artigo 48 Objectivos de avaliação
Permite ao professor tirar conclusão de resultados alcançados
para o comportamento pedagógico, apoia o processo educativo de modo a sustentar
o PEA.
Artigo 49 Princípios de avaliação
Consistência entre os processos de avaliação e aprendizagem.
Avaliação formativa tem a valorização dos processos de
autoavaliação.
A valorização do aluno ao longo do ciclo de aprendizagem,
transparência no processo de avaliação e a diversificação dos intervenientes da
avaliação
Artigo 50 Intervenientes da avaliação
Os principais intervenientes da avaliação são: os professores
e alunos
Artigo 5 Modalidades da avaliação
Abrange os seguintes tipos de avaliação:
·
Avaliação
diagnostica - que se faz no inicio do ano lectivo com vista avaliar o
nível de aproveitamento pedagógico que os alunos têm.
·
Avaliação formativa – é contínua e
sistemática com a finalidade de ver o grau assimilação da matéria por parte dos
alunos.
·
Avaliação somática – ocorre no fim de
cada ano lectivo e de cada ciclo, tem a função de avaliar o aproveitamento
pedagógico final dos alunos e o seu registo é obrigatório.
·
Avaliação aferida - destina-se a
recolher dados sobre o currículo.
Artigo 56 formas da avaliação
Existem 3 formas de avaliação:
·
Avaliação contínua e sistemática
(ACS)
·
Avaliação continua parcial (ACP)
·
Avaliação final (AF)
Existem também avaliação qualitativa e quantitativa:
De 0 aos 6 valores – não satisfatória
De 7 aos 9 valores – aceitável
De 10 aos 13 valores – satisfatório
De 14 aos 17 valores – bom
De 18 aos 20 valores – muito bom
Artigo 64 Duração dos testes
A realização dos testes pode ser de curta ou longa duração.
De longa duração – realizam-se dentro de um tempo lectivo
duma determinada disciplina fazendo parte deste os de um tempo lectivo 45
minutos, 60 minutos ou 90 minutos.
Os de curta duração – faz-se antes do início da aula, ao
decorrer ou no final da aula podendo durar de 10, 15 ou 20 minutos.
Artigo 65 utilidade do TPC
O TPC serve para
consolidar os conteúdos tratados numa ou mais aulas.
Serve para avaliar o aluno sempre possível deve ser de forma
oral.
Na avaliação d TPC deve se ter em a apresentação, caligrafia,
organização e a limpeza.
A classificação do TPC deve ser registada no grupo de ACS.
4.3.7 Circulares
Passam por esta escola vários documentos normativos
provenientes do MEC e outros ministérios velando pelo bom funcionamento, dentre
estes destacam-se as circulares que são documentos oficiais provenientes de
órgãos hierarquicamente superiores reportando assuntos que o seu conhecimento e
cumprimento e de carácter obrigatório. Estas são enumeradas, datadas, assinadas
e carimbadas.
4.3.8 Mapas Estatísticos
Nestes documentos são afixados os resultados ou
aproveitamento trimestral, semestral e anual, são colocadas em percentagens
individuais e colectivas obtidas durante o ano lectivo. Ver anexos.
4.3.9 Supervisão e Controle
da Escola
Segundo a DAP a escola e visitada semestralmente pelos
técnicos dos serviços do MEC, e dos SDEJT, semanalmente pelos técnicos
provinciais e responsáveis das ZIP, a escola e visitada anualmente por outro
tipo de gente.
4.3.10 Estatuto dos funcionários do aparelho do estado
A escola primária Sebastião M.
Mabote existe
documentos legais de carácter normativo, onde vem escritas as leis aprovadas
pela assembleia da república e pelo governo, as quais devem ser cumpridas pelos
funcionários do estado. Aparecem igualmente os direitos e deveres dos funcionários
em artigos formulados e ordenados duma maneira simplificada e compreensível.
4.3.11 Questões de segurança da escola
A escola não possui
nenhuma vedação assim sendo a entrada de pessoas estranhas no recinto de mesma interrompendo
assim o ambiente normal, não possui um guarda-nocturno que vigia e as salas não
possuem portas e janelas.
4.3.12 Questões de saúde da escola
A escola não possui
um centro de saúde para atender as crianças em questões de problemas, e as
salas não possuem portas e janelas e nem dispõe um kit de material primeiro
socorros que usado em questões de emergência, não possui dispositivo contra
incêndio no caso de extintor.
Segundo a direcção
da escola tem ávido doenças frequente no bairro de Momciboa da montanha em
geral e em particular na escola com o mesmo nome nomeadamente cólera, bilharziose,
malária tenha e ferimentos ligeiros.
Mas como um
mecanismo de sensibilização da população tem havido palestras e campanhas de sensibilização
de modo a combater essas doenças visto que a maior parte delas é devido o uso
de agua imprópria.
4.3.13 Actividades da área administrativa
Controle de
material escolar, parte financeira, das presenças do pessoal docente da Escola
e não docentes.
Capitulo V
5.1 Funções da Secretaria
·
Os funcionários
afectos na secretaria controlam as entradas e saídas dos alunos nas salas de
aulas através do toque do sino.
·
Preenchem e controlam
o livro de ponto para professores e do pessoal não docente.
·
Organizam os processos
dos alunos
·
Garantem o atendimento
do público.
5.2. Organização preparação do ano
lectivo escolar
Para iniciar as
actividades do ano lectivo de 2012, segundo o Director Adjunto Pedagógico a
escola programou algumas actividades conformes:
·
Ornamentação e limpeza
do pátio escolar;
·
Reabilitação de
algumas salas de aulas;
·
O processo de
inscrição e matrícula de alunos;
·
Formação de turmas –
elaboração do horário escolar afectação dos professores nas classes.
5.3. Actividades Extra-Curriculares
Em quase todos
os finais da semana a Escola realiza jornadas de limpeza, Escolar, desporto e
cultura, e recreação, plantios de arvores de sombra e cultivo da machamba
escolar.
Em cada fim de
trimestre realizam-se reuniões, a Direcção da Escola com os encarregados de educação,
de modo a manter informados sobre o aproveitamento pedagógico dos seus
educandos.
5.4 Processo do funcionário
O processo
individual é como um dossier que compulsa toda situação que o funcionário
manifesta e é de grande importância na vida funcionário. Para o progresso e promoção
do próprio funcionário. É no processo individual onde se pode constar o
currículo vitae do funcionário, em caso da morte deste, é onde pode constar o
testamento.
5.4.1 Os principais documentos no
processo do funcionário
·
Certificado de
habilidades literárias
·
Cópia do bilhete de
identidade
·
Cartão de nascimento
·
Termo de inicio de função
·
Termo de tomada de
posse
·
Ficha de avaliação
anual do desempenho do funcionário.
5.4.2 Processo de aluno
Contem todos
dados do aluno que são organizados em classes e turmas em ordem cronológica, a
sua existência é de carácter obrigatório e sua respectiva conservação com a
maior segurança.
5.4.3 Classificação dos bens móveis e
imóveis
Bens moveis são
todo quanto conjunto de materiais patrimoniais de uso corrente numa instituição,
capazes de se transferir de uso determinado lugar para outro. Exemplo de bens móveis
existente na escola Secretarias, carteiras, cadeiras, alguns mapas e manuais.
Bens imóveis
são todos o materiais que não pode ser removido tais como os edifícios que compõe.
5.4.4 Relação da escola com a comunidade
É pertinente a
conversa com os pais e encarregados da educação para o melhoramento da educação
da criança que estuda nesta escola. Portanto dizer que de estrema importância a
relação entre a escola e a comunidades porque não existe a educação sem a
sociedade ou sociedade sem educação e vice-versa, por isso há de haver
necessidade de melhorar o nível de relações entre as instituições públicas de
ensino nacionais e os utentes de serviço.
5.4.5 Aspectos Positivos
ü Aproximação da escola com a sua comunidade evita que as
crianças percorram longas distâncias o que criaria desistência em massa, atraso
sistemáticos que influenciariam no fraco aproveitamento pedagógico das mesmas.
ü Não há perigo de ocorrência de acidentes de viação por se
localizar longe da estrada;
ü Não se verifica poluição sonora constante provocada pelos
automóveis e rádio;
ü A escola em estudo realiza as suas actividades sob
orientação de normas pré-graduadas nos regulamentos, despachos ministeriais, circulares
e outros documentos do ministério da tutela.
ü Louvamos a boa recepção e boa colaboração da adjunta
pedagógica da EP1.
5.4.6 Aspecto Negativo
ü Falta de muro que sirva de vedação para a escola, faz com
que a comunidade use o espaço escolar como uma via de transição alternativa (corta-mato),
criando perturbações no processo de ensino e aprendizagem.
5.5
Algumas considerações, criticas e perspectivas
Depois de se
realizar o trabalho de observação directa do aspecto físico da Escola,
verificamos o seguinte:
ü Há fraca participação nas actividades recreativas, como
actividades desportivas e
Culturais.
ü A escola depois de um feriado Nacional, a instituição não
funciona conforme, porque os alunos estão mentalizados de não funcionamento
depois de um feriado;
ü A instituição não possui mastro;
ü Há falta de material do professor, apenas trabalham com o
programa de ensino e a situação é complicada quando recebem estagiários;
As Práticas
Pedagógicas têm muita valia, porque leva o estudante a se integrar na vida da
escola, porque não mesmo no próprio ensino e aprendizagem, para aqueles jovens
que nunca abraçaram a carreira de docênc
Conclusão
O relatório que
se acaba de apresentar reúne um conjunto de conhecimentos que vão permitir a
compreensão e as actividades resultantes das práticas pedagógicas I, realizada
na Escola primária Sebastião Marcos Mabote.
Varias foram as
actividade realizadas no campo que importou muitas experiências por parte do
próprio estudante, onde se observou de que a aula constitui como uma célula
base da escola, que é um projecto pedagógico do planeamento da disciplina e que
a sala de aula constitui como o lugar de encontro entre o professor e o aluno
com a possibilidade de haver uma interacção no processo de ensino e
aprendizagem, para a construção do conhecimento cientifico, onde o plano de
aula é a chave do processo de ensino e aprendizagem.
Durante este
período de assistência de aula, permitiu concluir que diante adversidades ou
situações inesperadas, devemos ser capazes de adequar o nosso plano a uma nova
realidade mas sem quebrar o alcance dos objectivos.
Concluiu – se
também, que na sala de aula desenvolvem se varias actividade dentro do processo
pedagógico entre os intervenientes da educação. Visto que o ensino deve ser
dinâmico, variado, em que um dia, a aula pode iniciar com as conversas que faz
parte da motivação dos próprios alunos, o professor pode variar a sua linguagem
quando vem que seus alunos não estão a perceber o que estou a ensinar. Por isso
é muito importante que o professor não use único método durante o processo de
ensino e aprendizagem.
Propostas e opiniões das PPI
Durante as PPI
foi se verificar vários aspectos no ensino, onde “E muito importante que o
professor domine profundamente o conteúdo da matéria, não só, mas, também, “e
muito importante o professor planificar a sua aula porque consegue se orientar.
É conveniente ter outros conhecimentos do meio social porque ajuda na percepção
dos alunos, razão pela qual, não é aconselhável que o professor ensinar o que
os alunos não conhecem, ou o que nunca viram.
Estou de
opinião nas próxima vezes, antes do inicio das praticas os membros da UP, tenha
que entrar em contacto com os membros das escola para dar conhecimento acerca
dessas actividades, das praticas pedagógicas, porque chega o tempo de se
apresentar nas escolas, então os próprios membros da começam a dificultar o
processo. Finalmente estou de opinião nas próximas vezes, cada grupo das
práticas ter um supervisor, que pode ajudar a ultrapassar algumas dificuldades
que os estudantes encaram no campo.
Recomendações
Com a
implementação da cadeira de Praticas Pedagógicas na Universidade Pedagógica é
de grande importância uma vez irá permitir aos estudantes o conhecimento
directo da vida da escola.
Assim
para um maior êxito desta cadeira seria recomendável um maior acompanhamento
directo dos estudantes pelos docentes, durante o decurso das actividades de
campo.
Apêndices
Anexos
Bibliografia
DIAS, at all, Manual de Práticas Pedagógicas, Maputo,
Editora Educar, 2008.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de
Andrade. Metodologia d Trabalho
Científico, Procedimento Básico, Pesquisa
bibliográfica. São Paulo, Altas, 2001.
LIBÂNEO, Carlos José,
Didáctica Geral, Cortez, São Paulo, 2006.
MARTINS, Joel, subsídio para redacção de tese de mestrado e
doutoramento, 2ª ed. São Paulo, 1999.
MINED. Regulamento
Geral das Escolas do Ensino Básico. Editora Escolar. Maputo, 2008.
Regulamento académico da UP. 2012
Www.wikipedia.com
(cessado 27.11.2012)
Fontes
Orais
Alexandre Tiago – professor
Celiano Joaquim –
Director
Modesta Malandela –
Directora adjunta pedagógica
Muito interessante!
ResponderExcluirobrigdo ajudou me muito
ResponderExcluirobrigdo ajudou me muito
ResponderExcluirfoi bom ler esse documento,ajudou bastante
ResponderExcluirObrigado eu, espero ajudar mais vezes
Excluirobrigado obrigado, ajudou-me mais do que esperava
Excluiroi este documento foi uma grande alavanca para o meu trabalho ajundou-me muito, espero que ajude os outros também.
ResponderExcluiroi este documento foi uma grande alavanca para o meu trabalho ajundou-me muito, espero que ajude os outros também.
ResponderExcluirbem ,otrabalho esta bem feito
ResponderExcluirbem ,otrabalho esta bem feito
ResponderExcluirbom trabalho... obrigado ...pode me ajudar com PPF1
ResponderExcluirparabéns Mestre!
ResponderExcluirParabens o trabalho foi muito útel para a minha carreira estudantil
ResponderExcluirObrigado pelo trabalho. Ajudo-muito no meu trabalho.
ResponderExcluirEra isso que eu precisava.
ResponderExcluirobrigada pela ajuda
Obrigado, o seu trabalho foi muito útil.
ResponderExcluirki bom, o artigo.
ResponderExcluirObrigado pelo trabalho foi muito bom.
ResponderExcluirObrigado!😁😁😁😁 Valeu
ResponderExcluirObrigado valeu muito para mi tambem
ResponderExcluirExcelente trabalho.
ResponderExcluirValeu pela ajuda eu nem sabia por onde começar
ResponderExcluirgostei desse relatorio
ResponderExcluirobrigado por ajudar interessante
ResponderExcluirValeu foi me muito util
ResponderExcluirWaooo muito Obrigada, me foi útil, Naide Alfredo és uma querida!
ResponderExcluirja teria lido este documento em 2014, mas ee maning fish
ResponderExcluirAgora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.
ResponderExcluirGrato pela informação não vem fácil fazer Isso
ResponderExcluirFoi uma base para mim. Obrigado!
ResponderExcluirExcelente,continuem ajudando os que precisam realmente do conhecimento na elaboracao do Relatorio das Praticas Pedagogicas.
ResponderExcluirmuito bonito
ResponderExcluirObrigado! Recomendei o trabalho aos meus estudantes para a elaboracao de seus respectivos Relatorios. Reconheco a execelencia. Parabens!
ResponderExcluirum trabalho nobre para fins academicos, continua nos trazendo mais trabalhos.
ResponderExcluirGrande trabalho.
ResponderExcluirHoje foi o meu dia de sorte; encontrei um outro relatório aqui que me ajudou bastante:
https://www.sitiodeensino.com/2020/07/relatorio-de-praticas-pedagogicas.html?m=1
grande trabalho e fonte de inspiracao
ResponderExcluirMuito obrigado a todos
ResponderExcluirO documento foi muito útil,apesar de ter faltado aparte de anexo e apêndice
ResponderExcluirO trabalho foi muito útil,na minha opinião achei que ao tratar das funções dos membros da escola deveria também se falar do conselho administrativo,(administrativo)
ResponderExcluiro relatorio e interessante para os principiantes na area de educacao
ResponderExcluirOi ,o trabalho foi muito bom ,ajudou me muito,e obrigada
ResponderExcluirÉ um relatório muito interessante.
ResponderExcluirHehe já que o meu docente quer um relatório imaginária, vou levar esse, modificar e pronto... Subarashii
ResponderExcluirAgradecer é que me resta pois foi muito interessante
ResponderExcluir🕊️ Agradeço ajdou-me muito esse relatório com base nesse relatório fiz meu modificando alguma coisa e tive a melhor nota da turma.
ResponderExcluirObrigado o trabalho é excelente.
ResponderExcluirMuito Obrigado! O texto ajudou bastante. Parabéns Naide, poste nos mais textos.
ResponderExcluirObrigado o trabalho fui muito útil. Sucessos!
ResponderExcluirObrigado
ExcluirMuito obrigado a todos..
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